Entender os dados do mercado pode fazer de você um corretor imobiliário de sucesso

Ser corretor é complexo. Se você já é um ou quer ser, você deve prestar atenção a muitos fatores. Entender cada fator mercadológico que influencia o seu negócio ou o seu investimento é essencial para tomar a decisão correta.

Se você não entende o seu mercado, corre o risco de perder boas oportunidades ou, na pior das hipóteses, acabar no prejuízo. Então não importa se você quer empreender, investir, comprar, vender ou negociar; você precisa estar por dentro do mercado.

Mas como fazer isso?

 

Primeiro, você deve entender que cada mercado tem suas particularidades. Isso implica que os fatores que afetam um setor podem não afetar um outro setor da mesma forma. Então você precisa compreender quais fatores afetam o mercado que você está atuando ou deseja se inserir.

Michael Porter, um dos principais autores da literatura sobre estratégia, explica que há cinco forças que determinam a competitividade e a lucratividade de uma indústria: a rivalidade entre empresas existentes, o poder de barganha dos compradores, o poder de barganha dos fornecedores, a ameaça de novos entrantes e a ameaça de produtos/serviços substitutos. Entender essas forças e quais são as mais fortes na sua situação te auxiliam a compreender o mercado e possibilitam tomar decisões mais efetivas, contudo, esses são somente alguns dos aspectos que você precisa compreender.

É importante também entender o seu cliente. Quem vai comprar seu produto? Quantas vezes eles o compram? Quem são eles? Do que eles gostam? Do que eles precisam? O que eles querem? O que eles esperam? Quanto estão dispostos a pagar? Quais atributos do seu produto são os mais importantes para eles?

Quanto mais dados, quanto mais informações você tiver, você entenderá melhor o seu cliente. Dessa forma, você pode adequar o seu produto às necessidades e desejos dessas pessoas mais efetivamente que seus concorrentes.

Entendendo melhor comportamento do mercado e dos seus clientes, você consegue adequar o seu produto e as suas estratégias para melhorar as suas vendas, além de prever com mais facilidade os melhores momentos para fazer lançamentos ou investimentos.

Como conseguir os dados do meu mercado?

 

Para ter acesso aos dados do seu mercado, é necessária uma pesquisa de mercado intensiva, de preferência com uma amostra grande e significativa. Mas se você trabalha no mercado imobiliário e da construção civil, pode ficar feliz, porque trouxemos essas informações até você.

A eBrain foi criada como um braço da Brain Inteligência Corporativa para disseminar conhecimento e informações relevantes, produzindo conteúdos de qualidade e cursos 100% online voltados para o mercado imobiliário.

Por sua vez, a Brain Inteligência Corporativa é a empresa mais representativa do mercado. Produzimos grande parte dos dados oficiais no segmento e já realizamos mais de 4.500 mil projetos de pesquisa e consultoria em 550 cidade de 25 estados.

Uma das pesquisas mais relevantes realizadas pelo nosso pessoal acontece trimestralmente, encomendada pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e patrocinada pelo SENAI, para apresentar os indicadores oficiais do mercado imobiliário. Ficou curioso? Clique aqui para ter acesso a esses dados e comece agora mesmo a se planejar melhor para os seus empreendimentos.