Self Storage: entenda como funciona o serviço de auto armazenamento

self storage
Dicas

Você conhece o conceito de self storage e o funcionamento dessa modalidade no Brasil?
Se você deseja conhecer como o produto pode ser utilizado ou talvez entender melhor o mercado nacional, fique por aqui!

O que é o self storage?

O self storage (auto armazenamento em inglês) é uma solução para armazenamento de itens, geralmente utilizado por pessoas que não possuem espaço físico em casa ou no escritório.
Segundo a ASBRASS (Associação Brasileira de Self Storage), o self storage é um local em que “você aluga um espaço privativo e temporário, no tamanho adequado, para auto armazenamento de itens pessoais ou de sua empresa, apenas pelo tempo necessário e sem burocracia”.

Os lugares disponíveis para aluguel são geralmente boxes, isto é, cômodos de tamanhos diversificados, começando em dimensões como 1 m², podendo chegar a mais de 300 m².
Tudo depende do tamanho e da quantia de itens que o locatário pretende armazenar no espaço.

Contudo, o serviço prestado não para no espaço locado; muitas das empresas de self storage implementam comodidades e serviços extras para os clientes, como: atendimento 24h, segurança e vigilância, limpeza, materiais para auxiliar a armazenagem, acesso a telefones e internet, e salas de reunião e coworking.

O mercado de self storage

Nos EUA, o self storage não é uma novidade, o modelo é utilizado no país desde a década de 1960 e atualmente atende a aproximadamente 10% dos domicílios norte-americanos, com 58 mil unidades. Já no Brasil, o self storage começou a ser utilizado em 1990, sendo regulamentado em São Paulo em 1999 e em nível federal somente em 2013.

A operação dessa modalidade tem crescido muito no país, mas ainda são poucas. Segundo uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a ASBRASS, no Brasil, são 322 estabelecimentos de self storages em funcionamento.

Ficou interessado? Quer saber o que você precisa para iniciar uma operação bem-sucedida desse produto?

Baixe nosso eBook Tendências do Self Storage no Brasil e saiba mais.